ALMOÇO COM COMPADRES FUNDADORES

Realizou-se no dia 28 de Fevereiro de 2009, no restaurante Costa do Sol um almoço de homenagem aos COMPADRES FUNDADORES da Academia do Bacalhau de Maputo.

Foi um almoço da saudade, em que se homenageou também todos os compadres que infelizmente já não se encontram entre nós.

O Compadre Presidente Honorário da Academia do Bacalhau de Maputo, António Capucho Paulo, enviou uma mensagem à Academia do bacalhau de Maputo, que foi lida pelo Compadre Luis Filipe Rodrigues.

Tivemos como sempre a presença honrosa do compadre Padre Zé Maria, que simultaneamente nos deu a honra de colocar a cada um dos compadres fundadores presentes o alfinete da Academia do Bacalhau de Maputo.

Foi um almoço muito animado, de recordações, de apresentação das actividades actuais da Academia e claro, com leilões, carrasco, etc.

Também foi concluido o projecto do apadrinhamento escolar dos 150 meninos da Casa do gaiato, partindo já no próximo mês para novos projectos.

Bem haja a todos, muito obrigado pela vossa presença e vos esperamos nas futuras reuniões, e um Gavião de Penacho

**********************************************************************
MENSAGEM DO COMPADRE PRESIDENTE HONORÁRIO DA ACADEMIA DO BACALHAU DE MAPUTO
**********************************************************************
Caros Compadres
Ja' vai quase para 5 anos que deixei Moçambique e regressei a Portugal após 53 anos consecutivos nessa Terra . E ja' la' vão 18 anos que um grupo de amigos resolveu criar a Academia do Bacalhau de Maputo a primeira dos PALOP que desde o seu inicio se distinguiu das outras não só na sua maneira de estar, como nas suas ideias . Tivemos muita sorte desde o seu inicio pois tomamos como projecto a criança da rua e nesse mesmo ano houve o regresso do Padre Ze' Maria a Moçambique para recomeçar a Casa do Gaiato do zero ,na medida em que as antigas instalacoes eram ja' a Escola da Policia de Moçambique .
O Governo deu-lhes uma antiga machamba que tinha tido entretanto um quartel que quando foi abandonado, e esqueceram-se de mais de 300 minas anti-carro como anti-pessoais ,mas como diz o velho ditado, ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo, o nosso Compadre Ze' la' andou feliz da vidapor uma serie de sítios minados ate que alguém se lembrou de lhe dizerque haviam minas por ali. Ate' se dignarem a desminar tudo começou na Massaca com os contentores que trouxeram os parcos haveres para se reiniciar a Obra.
Foram cerca de 5 anos ate' as obras da nova Casa começarem com o" apoio do Arquiteto Mesquita!!!!, que fez vários cabelos brancos ao Padre Ze'. Entretanto já havia futebol ,churrascos ,teatro ,e muitas rifas, nas antigas oficinas onde e' hoje o centro agrícola com a ajuda de diversas Academias e dos seus bons Compadres..Bons tempos, em que Irmã Quitéria alem dos meninos tinha que por nao rdem os empresários da avenida das industrias da Massaca.Mas hoje e'o orgulho de todos nós podermos dizer que estivemos ligados desde o seu inicio a tão grande Compadre, como o Padre Ze' e `a sua Obra .
Foram anos diferentes dos de hoje em que não se podia sair de Maputo por causa da guerra e a fronteira era a Massaca.Não havia o Bilene ou Ponta do Ouro. Parece que ja' faei muito ,mas nem passaram 15 anos.
Estou contente pois a Academia esta' de saúde e cheia de garra mas e'preciso trazer de volta uma serie de Compadres fundadores que não aparecem nas fotografias das reuniões. Que e' feito doPaulino, Esteves, Valdemar, Carlos Ribeiro, Herminigildo Gamito, Filipe Rodrigues, Inocencio Matavel ,Aguiar Mazula e tantos outros???
Penso que seria interessante tentar chama-los de volta de tempos a tempos,pois foram bons Compadres.Compadre Presidente a si e a todas as Comadres e Compadres desejo as maiores felicidades,nesta data em que festejam os 18 anos.
Um Gavião de Penacho
Antonio Eduardo C. Capucho Paulo




FOTO DE FAMILIA COM OS COMPADRES FUNDADORES
ANTES DO ALMOÇO, .... O CONVÍVIO

COMPADRE GRAÇA E COMPADRE SECUNDINO


O BACALHAU ASSADO NÃO FATOU...



MOMENTO DA LEITURA DA MENSAGEM DO COMPADRE PRESIDENTE HONORÁRIO




OS COMPADRES MUITO ATENTOS Á MENSAGEM....





COMPADRE PADRE ZÉ MARIA, COMPADRE ANTONIO COSTA E COMPADRE PRESIDENTE JOÃO TRINCHEIRAS






... COMPADRE ANTÓNIO PINHEIRO...







...COMPADRE ARMINDO MENEZES...








...COMPADRE CARLOS RIBEIRO...









...COMPADRE FERNANDO MACHADO...










...COMPADRE JOAO CALDEIRA...











...COMPADRE LUIS FILIPE RODRIGUES...












...COMPADRE VALDEMAR CORTÊZ...













A "SOPA DO LEÃO" FEITA PELO COMPADRE ANTONIO "CAPUCHINHO" PAULO














... E O MODO DE SER SERVIDA















COMPADRE ANTONIO DAVID COM O TRADICIONAL LEILÃO
















E O MOMENTO DO CARRASCO COM O COMPADRE CARLOS ARAGÃO


















2 comentários:

Anónimo disse...

Presidente João Trincheiras
Academia do Bacalhau
Maputo

02 de Março de 2009

Carissimo Compadre Presidente

É com grande orgulho que tomamos conhecimento de qão bem correu o almoço especial do dia 28 de Feveiro, que certamente foi nostálgico em especial para os compadres fundadores, que hoje se sentem orgulhosos de que as metas por eles estabelecidas hà 18 anos, tenham sido tão condignamente atingidas pela vossa Academia.

Se bem que o convite enviado a mim para participar neste evento especial, foi estendido a todos os Compadres da nossa Academia, não foi possivel termos alguém a representar-nos, e questões privadas não permitiram eu estar presente como anteriormente havia planeado. Gostaria no entanto como Presidente da Academia Mãe, e em nome de todos em Joanesburgo enviar parabéns e os melhores cumprimentos a todos.

Os melhores cumprimentos com um Gavião de Penacho


António Rebelo de Oliveira
Presidente da Academia Mãe

Anónimo disse...

Compadres :

Embora desejando, pesarosamente não se proporcionou a minha ida ao Maputo para, jubilosamente, participar no vosso almoço.

Pelas fotos e pela narrativa foi, sem dúvida, uma cerimónia memorável.

Contudo podem estar cientes que, em espírito, vos acompanhei.

De louvar o vosso empreendimento em obra tão louvável e filantrópica que é a casa do Gaiato.

Bem hajam.

Com um gavião de Penacho

João Carreira