REUNIÃO DE 10 DE JULHO



Uma óptima reunião
hoje presenciámos
tivemos dois dos projectos
que no passado apoiámos
.
O Padre Zé Maria
E a Sara Vicente
fizeram belos discursos
que até comoveram toda a gente
.
A presença total foram 66
e muitos foram os convidados
e como é norma na academia
todos foram apresentados
.
também houve novidades
e temos novas comadres
e desta vez ganharam
em numero aos compadres
.
O carrasco apareceu
e foi muito contestado
mas como é norma na academia
não pode ser molestado
.
João Trincheiras
Abaixo o texto do discurso da Sara Vicente, promotora do Projecto Um Pequeno Gesto:
Nomussa
A Nomussa veio para o Orfanato de Conhane quando tinha dois anos, com os seus dois irmãos Rafael e André. Tímida a receber carinhos e assustada de ver a câmara, nao posso dizer que a Nomussa tenha gostado de mim à primeira. Mas eu conhecia a sua história, semelhante a tantas outras. Uma história onde amor e carinho não tinham lugar, uma história em que nunca niguém tinha querido saber dela.
Depois de uma visita ao Orfanato em 2006, levei comigo uma fotografia da Nomussa de olhar fixo na carta que a sua madrinha lhe tinha enviada, um olhar de 3 anos de idade que parecia ter aprendido a ler. Em Janeiro deste ano, a Nomussa ainda mal se chegava a mim mas eu sabia que um dia havia de mudar. E há duas semanas não a reconheci.
Nos últimos seis meses, comida, saúde e muito amor fizeram da Nomussa uma criança diferente. Ao meu abraço respondeu com um dos mais belos sorrisos que alguma vez vi em Moçambique. Um sorriso repleto de alegria, de inocência e atrevo-me a dizer, de felicidade, uma felicidade que desejo para todos as nossas crianças.

Piedade
Conheci a Piedade quando tinha apenas 16 dias, em 2006. Tinha apenas algumas horas quando foi deixada no Orfanato e a mãe morreu 4 dias depois com complicações pós parto.
Como a mais nova do Infantário, a Piedade era a pequena estrela querida do Orfanato, sempre cheia de carinho e atenão. Há seis meses, as más notícias chegaram. Piedade tem SIDA e esteve muito doente no hospital. Tinha perdido muito peso e o seu futuro era incerto.
E há duas semanas, mal a reconheci, querendo abracá-la a ela e ao mundo, tudo ao mesmo tempo. A Piedade já anda, está a receber tratamento permanente e a reagir muito bem. É de novo a nossa pequena estrela do Infántario.

Como a Nomussa e a Piedade, tambem a Quiteria, o Arlindo, o Celestino, o Sergio e a Cassilda vossos afilhados, e a Nosta, afilhada do Joao, poderão ter vidas diferentes que um dia espero poder contar!
Nota: a versão em inglês com fotografias pode ser visionada em:

2 comentários:

Anónimo disse...

Para versejar não tenho jeito
E por isso nunca o tinha feito.

Do carrasco tenho Saudades,
Daquele que dizia as verdades.

Para termos um Carrasco à maneira,
Volta lá, Oh Trincheira!!!

Anónimo disse...

Tivemos mais uma reunião
Que a todos já é comum
Mas Carrasco... só há um
O Trincheiras e mais nenhum!

Pagar multas é um espanto
É das melhores brincadeiras
Mas em verso, têm mais encanto
Volta lá, João Trincheiras!!!