Da esquerda para a direita na foto: António david (secretário), Fernando Pimentel (vogal), Elsa Amaral (vogal), João Trincheiras (presidente), António Costa (vice-presidente), Graça Gonçalves Pereira (Consul de Portugal em Maputo), Luis Pereira (Comunicação), Carlos Lopes (tesoureiro), José Silva (Vogal) e Luis Canteiro (vice.presidente).
Compadre Carlos Gonçalves (Presidente cessante) e a Consul Geral de Portugal em Maputo, Dra Graça Gonçalves Pereira
O Presidente, João Trincheiras assinando o livro de tomada de posse
Realizou-se no dia 15 de Janeiro de 2009, pelas 19h00 no Girassol Bahia Hotel a tomada de posse da nova Direcção da Academia do Bacalhau de Maputo para o ano 2009.
A tomada de posse teve a presença da nova Consul Geral de Portugal em Maputo, Dra Graça Gonçalves Pereira, que empossou a mesma, conforme foto acima, tendo adiconalmente procedido à assinatura do livro de tomada de posse. Da esquerda para a direita na foto: António david (secretário), Fernando Pimentel (vogal), Elsa Amaral (vogal), João Trincheiras (presidente), António Costa (vice-presidente), Graça Gonçalves Pereira (Consul de Portugal em Maputo), Luis Pereira (Comunicação), Carlos Lopes (tesoureiro), José Silva (Vogal) e Luis Canteiro (vice.presidente).
Das actividades para o ano 2009, mantêm-se o incondicionavel apoio à obra da Casa do Gaiato, Centro Cultural de Matalane e o apadrinhamento de crianças do projecto, Um Pequeno Gesto. Adicionalmente, além de outros programas de solidariedade, ir-se-ão desenvolver entre outras as seguintes actividades:
Conclusão do registo da Academia do Bacalhau de Maputo nas entidades oficiais de Moçambique;
Almoço da Saudade com os compadres fundadores de 1991 em Fevereiro e Abril;
18º aniversário da Academia do Bacalhau de Maputo em Abril com um programa especial;
Evento cultural na Casa do Gaiato;
Evento cultural no Centro Cultural de Matalane;
Nomeação de um ou mais compadres para a comissão de organização e apoio ao congresso mundial das academias a realizar em Outubro
Criação de uma bolsa de emprego para os alunos da casa do Gaiato, entre outros;
Melhoramento do site da internet da Academia do Bacalhau de Maputo
Estabelecimento de parcerias com instituições moçambicanas e outras;
Estabelecimento de Projectos especificos de solidariedade, que irão ter como patrocinadores Padrinhos (em nome individual ou instituição);
Instituição do Prémio bacalhoreiro do ano, diplomas de honra e compadres honorários
Agradecemos o apoio a todas as comadres e de todos os compadres pelo apoio dado desde 1991 a esta Academia e que o mesmo continue por muitos mais anos.
Um gavião de Penacho